13 de maio de 2012

Pessoas há muitas, raras são as que vivem (n)a fé #

Hoje dei comigo a questionar a fé. Não a minha, mas sim a dos outros. A fé dos que dizem eu sou praticante, eu sou cristão ou é a fé que me move. Fé foi tudo o que não vi hoje, pelo menos a suficiente para me encher a alma. Porque há pessoas que vão à Igreja apenas porque já faz parte da rotina, não vão para estar verdadeiramente. Porque as pessoas são tão egoístas que lhes importa mais pormenores fúteis do que o que verdadeiramente as move. Porque preferem não ir (só) porque não se lhes faz as vontades caprichosas delas do que irem pelo motivo certo, real e verdadeiro. Fico desiludida por existirem pessoas tão descrentes do que é suposto, mas fico feliz por não pertencer a esse vasto (e triste) leque de seres.

2 comentários:

Joaquim disse...

Se bem percebo ao que te referes... tens que reparar que 90% (80% para não exagerar) das pessoas que tu viste ontem na missa vai só naquele dia. Bastava olhares para quem ia a pegar no andor, quantos costumas ver nas missas semanalmente? Por isso não me surpreende nada o que acabas de dizer. Custa-me confirmar mas é o que temos.

Nos casamentos ainda se torna pior, para além daqueles que têm a dignidade de nem sequer entrar na igreja, os que lá entram, muitas vezes nem o Pai Nosso sabem rezar. Já para não falar do resto das simples respostas que damos em alguns momentos ao longo da missa, que 95% não responde.

Infelizmente as pessoas usam estas cerimónias e celebrações mais públicas para... (não acabo a frase para não ferir susceptibilidades).

Joaquim disse...

Para tirar alguma brutalidade ao que escrevi antes... respeito as pessoas que não sendo tão crentes, ou não tenham a fé de que falas, acreditam e têm uma fé especial e exclusiva por N. Sra. de Fátima.